Horizonte 2020
Espaço
Orçamento: 1,50 mil milhoes EUR (2014 - 2020)
As atividades de pesquisa espacial enquadram-se, no H2020, no Pilar II (Liderança Industrial).
O tema Espaço vem contribuir para o reforço da liderança e da competitividade industrial Europeia e as suas atividades são realizadas em conjunto com as atividades de investigação espacial dos Estados-Membros (EM) e da Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de construir uma complementaridade efetiva entre os diferentes atores.
Objetivos específicos do tema Espaço
- Promover as flagships EU na área: o European Global Navigation Satellite System (EGNSS), o European Geostationary Navigation Overlay Service (EGNOS) e programa Copernicus, e o programa Space Surveillance and Tracking (SST);
- Assegurar apoio a uma quinta prioridade, o Governmental Satellite Communications (GovSatcom) em conjunto com a Agência Europeia da Defesa (EDA), a Comissão EU, a ESA e os European External Action Services (EEAS).
- Assegurar a competitividade europeia, a autonomia e a inovação europeias em atividades espaciais através de:
- Salvaguarda da indústria espacial e de uma comunidade de investigação competitivas,
- Incentivo à inovação entre sectores espaciais e não espaciais;
- Permitir avanços em tecnologias espaciais assegurando a ampla utilização dos dados espaciais de missões europeias atuais ou futuras e nos domínios científico, público e comercial;
- Promover a investigação europeia para apoio a parcerias internacionais no domínio do espaço.
Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)
As prioridades de investigação e inovação no domínio espacial no Horizonte 2020 estão em consonância com as prioridades da Política Espacial da União Europeia definidas na estratégia espacial para a Europa.
A política EU para o espaço aborda os temas mais quentes da Europa de hoje tais como o combate às alterações climáticas, a estimulação da inovação tecnológica e o benefício socioeconómico dos seus cidadãos. Tecnologias espaciais são hoje parte integrante do nosso quotidiano e os programas espaciais EU possuem já uma infraestrutura bem estabelecida. Assim, torna-se agora de importância maior o foco num mercado que integre cada vez mais novas tecnologias espaciais ou inovação com dados do espaço de forma a promover uma maior adoção destes dados e tecnologias. Assim, com esta viragem para o mercado as oportunidades para PMEs e empresas são vastas e a participação das mesmas nesta área é dominante.
de financiamento
Total : 69 participações
Total : 20,52 M€ ( 2,08% )