Horizonte 2020
EURATOM Fusão
Orçamento: 1,06 mil milhões EUR (44,86% do orçamento do Euratom)
O Programa Euratom de Investigação e Formação (2014-2018) diz respeito a atividades de investigação no domínio da energia nuclear (fusão e fissão) e da proteção contra radiações. O Tratado Euratom limita a 5 anos a duração dos programas de investigação no domínio nuclear. Por conseguinte, a vigência da legislação proposta termina no final de 2018. O objetivo geral do Programa Euratom é melhorar a segurança nuclear nas suas vertentes intrínsecas (safety) e extrínseca (security) e a proteção contra radiações, bem como contribuir para a descarbonização a longo prazo do sistema energético de uma forma segura e eficiente.
Com a assinatura do Acordo sobre o Estabelecimento da Organização Internacional de Energia de Fusão ITER para a Realização Conjunta do Projeto ITER, a comunidade comprometeu-se a participar na construção do ITER e na sua futura exploração. Para que a fusão se venha a tornar uma opção credível para a produção comercial de energia, é necessário em primeiro lugar concluir com êxito e atempadamente a construção do ITER e dar início à sua atividade. Em segundo lugar, é necessário estabelecer um roteiro ambicioso, mas realista, para a produção de eletricidade até 2050. A concretização desses objetivos exige que o programa europeu de fusão seja reorientado. Importa colocar mais a tónica nas atividades de apoio ao ITER. Esta racionalização deve ser obtida sem pôr em perigo a liderança europeia da comunidade científica no domínio da fusão.
Atividades (linhas investigação e Inovação)
- Apoio ao funcionamento em condições de segurança dos sistemas nucleares;
- Apoio ao desenvolvimento e sustentabilidade das competências nucleares a nível da União;
- Progressão para as fases de demonstração e viabilidade da fusão como fonte de energia mediante a exploração das instalações de fusão existentes e futuras;
- Estabelecimento das bases para futuras centrais de energia de fusão mediante o desenvolvimento de materiais, tecnologias e projeto conceptual;
- Promoção da inovação e da competitividade da indústria;
- Garantia da disponibilidade e utilização de infraestruturas de investigação de relevância pan-europeia.
Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)
Implementação ou apoio à gestão de conhecimentos e à transferência de tecnologias de investigação para a indústria, explorando todos os aspetos inovadores da investigação.
Promoção da inovação, nomeadamente através do acesso aberto a publicações científicas e a uma base de dados para a gestão e difusão dos conhecimentos, e a promoção de temas tecnológicos em programas educativos.
de financiamento
Total : 4 participações
Total : 15,37 M€ ( 1,65% )