Horizonte 2020
FET - Tecnologias Futuras e Emergentes
Orçamento: 2,70 mil milhões EUR (2014 – 2020)
O tema Tecnologias Futuras e Emergentes (FET – Future and Emerging Technologies) visa promover a investigação e a tecnologia para além do que é conhecido, aceite ou amplamente reconhecido e incentivar ideias novas e visionárias que abram vias promissoras para tecnologias novas e importantes para criar novos paradigmas tecnológicos e intelectuais para as próximas décadas.
Apesar do aspeto visionário e das características exploratórias do tema, a missão do programa FET é muito concreta: transformar a excelente base científica da Europa em uma vantagem competitiva. O objetivo das FET será aproveitar oportunidades de investigação em pequena escala em todas as áreas, incluindo temas emergentes e grandes desafios científicos e tecnológicos (C&T).
Espera-se que as ações FET iniciem novas linhas tecnológicas radicais através da colaboração inexplorada entre a ciência multidisciplinar avançada e engenharia de ponta. As FET ajudarão a Europa a conquistar a liderança em áreas promissoras, capazes de renovar a base da competitividade e o futuro crescimento económico, o que poderá fazer a diferença para a sociedade nas próximas décadas.
Esta abordagem é orientada pela procura de excelência e alarga-se à exploração de ideias em fase pré-concorrencial para modelação do futuro das tecnologias, permitindo à sociedade e à indústria beneficiar de colaborações em investigação multidisciplinar que é preciso realizar a nível europeu, estabelecendo a ligação entre a investigação impulsionada pela ciência e a investigação impulsionada pelos objetivos e desafios societais ou pela competitividade industrial.
- Call FET-Open - fostering novel ideas
- Call FET-Proactive - nurturing emerging themes and communities
- Call FET Proactive - towards exascale High Performance Computing
- FET-Flagships - tackling grand interdisciplinary science and technology challenges
de financiamento
Total : 74 participações
Total : 30,82 M€ ( 1,19% )